Cursos mais buscados no Sisutec

Abreviação de Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, o  Sisutec é o sistema digital, que tem como responsável por sua atuação o Ministério da Educação (MEC). Por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, instituições públicas e privadas que oferecem ensino profissional e tecnológico disponibilizam vagas gratuitas em seus cursos para os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Cursos mais buscados no Sisutec (Foto: Divulgação)

O programa é mais uma forma de garantir a população carente  acesso a educação, especialmente ao ensino profissionalizante e técnico que oferece condições de trabalho no futuro e mudança de vida entre os estudantes abrangidos pelo sistema de estudo.

Cursos mais buscados no Sisutec

Os cursos mais buscados no Sisutec são os relacionados acima que figuram na lista de mais concorridos do Sisutec, sendo eles: Análises Clínicas, Técnico de Meio Ambiente, Técnico em Logística, Técnico em Informática, Técnico em Radiologia, Técnico em Edificações, Técnico em Mecânica e Técnico em Eletrônica.

Cursos mais concorridos do Sisutec

Ao todo são nove cursos mais concorridos no sistema Sisutec, veja abaixo quais as opções disponíveis e o que propõe cada um:

 ✓Análises Clínicas

Curso técnico que prepara profissionais para diagnosticar diversas doenças ao fazer análises minuciosas do laboratório e também coletar sangue durante exames.

 ✓Técnico em Meio Ambiente

O curso prepara profissionais para coletar e interpretar dados relacionados ao controle ambiental.

 ✓Técnico em Logística

Curso forma profissionais para planejar e gerenciar instalações de logística em empresas.

 ✓Técnico em Informática

Curso prepara profissionais para lidar com todo o processo de manutenção e operação de computadores.

 ✓Técnico em Enfermagem

Formados no curso trabalham sob supervisão de um enfermeiro, prestando assistência em casos de maior complexidade.

 ✓Técnico em Radiologia

Profissional formado atua no processamento e manipulação de imagens analógicas e digitais de pacientes submetidos a exames radiográficos.

 ✓Técnico em Edificações

Profissional acompanha obras, elabora relatórios gerenciais e tudo mais que está ligado a construção de edifícios.

 ✓Técnico em Mecânica

Curso forma profissionais para atuar no desenvolvimento de projetos, controle de trabalhos da produção mecânica e realização de manutenção mecânica de máquinas.

 ✓Técnico em Eletrotécnica

Curso forma profissionais para trabalhar nas diferentes áreas da indústria, podendo atuar em materiais elétricos, mecatrônica, informática e telecomunicações, até utilidades domésticas.

Como saber quais instituições participam do Sisutec ?

A lista completa de instituições participantes do Sisutec fica disponível no próprio site do programa, o http://sisutec.mec.gov.br/, sendo atualizada a cada semestre letivo com as universidades, faculdades e instituições de ensino disponíveis. Pelo endereço é possível verificar quais instituições irão participar da edição e quantas vagas oferecidas estão disponíveis em cada entidade de ensino.

Cursos mais buscados no Sisutec: entenda o processo (Foto: Divulgação)

Como consultar a nota de corte do Sisutec passo a passo

As notas de corte do Sisutec são calculadas uma vez por dia, sendo que o cálculo realizado é feito da (menor nota para ficar entre os candidatos que têm maior potencial de serem selecionados) para cada curso de acordo com uma base sobre a quantidade de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

É necessário lembrar que a nota de corte é somente uma referência para ajudar o candidato na busca e realização de sua inscrição, não sendo garantido que será escolhido para a vaga ofertada. O Sisutec não faz o cálculo automaticamente da nota de corte e ela muda seguindo a nota dos inscritos. A nota de corte é apenas divulgada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.

No caso da classificação parcial mostrada ainda no período de inscrição no Sisutec, o candidato pode verificar, em seu boletim de inscrição sua classificação parcial liberada na opção de curso escolhido. O cálculo da classificação é feito com as notas dos candidatos que se inscreveram na mesma opção. Dessa forma, é somente uma referência e pode ser observada pelo aluno no período em que o sistema estiver aberto para as inscrições.

Informações do Sisutec que você vai gostar de saber (Foto: Divulgação)

Qual a importância de ter um bom desempenho no Enem para o Sisutec?

A importância de ter um bom desempenho no Enem para o Sisutec é total, visto que a forma de inscrição e a única maneira de ingressar no ensino profissional e tecnológico através do programa é feito somente com a nota do estudante de sua participação na mais recente edição do Exame Nacional de Ensino Médio realizada pelo país.

Sendo assim, muitos estudantes acabam por focar diretamente seus esforços e estudos nas perguntas e modelos de provas de anos anteriores do Enem, pois dessa forma podem se preparar melhor para os testes que enfrentarão e todo o mundo de possibilidades que o Exame Nacional do Ensino Médio oferece. Além de permitir a inscrição no Sisutec, a participação e claro, o bom desempenho, proporcionam acesso ao cadastro no Sisu, Prouni, Fies, Ensino Técnico e concede certificação de ensino médio completo para quem teve de largar os estudos durante esses três últimos anos.

Outra importância de ter um bom desempenho ou uma boa nota no Enem é que a avaliação tem sido usada por muitas universidades do país no lugar de provas vestibulares.

Grande quantidade das instituições de ensino superior e técnico enxergam o Enem como importante método de seleção ou mesmo como uma parte do vestibular. As maneiras como a nota do exame são usadas para avaliação são bastante diversificadas: elas podem valer para fase única de avaliação, direcionadas para função da 1ª fase ou etapa do vestibular, usadas como parte da nota no processo seletivo ou também para preencher vagas remanescentes que estão na lista de grandes universidades, faculdades e instituições de ensino do país.

Após a liberação das notas e resultados do Enem, o MEC (Ministério da Educação) oferece suas instituições de ensino credenciadas, de forma online, boletim de desempenho dos estudantes, mostrado de acordo com a quantidade de vezes em que ele se inscreveu e que desejar informar a universidade. Em grande parte dos casos, é preciso que o estudante diga que sua opção é a de usar a nota do Enem no processo seletivo ou de inscrição no vestibular da instituição de ensino que escolheu.