FIES 2023 – Como se inscrever

O programa de crédito educativo (Creduc) completa 45 anos de existência no Brasil. Criado em agosto de 1975, o programa tinha como objetivo conceder empréstimos a estudantes universitários para pagamento de mensalidades e despesas durante o curso de graduação. Veja mais sobre FIES 2023.

Na primeira fase, o Creduc foi implantado nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Já no segundo semestre, foi estendido a todas as instituições de ensino superior do país, beneficiando mais de 870 mil estudantes. O programa funcionou com recursos da caixa econômica federal, do banco do brasil e dos bancos comerciais, apresentando encargos totais de 15% ao ano, sendo que 12% eram destinados para remuneração do agente financeiro e 3% a um fundo de risco do programa.

Em 1983, o programa teve sua forma de custeio alterada e os recursos passaram a ser providos pelo orçamento do ministério da educação e pelo fundo de assistência social (fas), gerado pelas loterias. A partir de então, a caixa econômica federal tornou-se o único agente financeiro.

Em 1992, com a publicação da lei nº 8.436, foi institucionalizado o Creduc, estabelecendo que 30% da renda líquida das loterias e dos prêmios não procurados seriam destinados ao programa. Em 1996, ocorreram outras alterações: restringiu-se o acesso, unicamente para o pagamento das mensalidades, a estudantes carentes de instituições privadas.

Em 1999, foi criado o fundo de financiamento ao estudante do ensino superior, atualmente chamado de fundo de financiamento estudantil (Fies), com o objetivo de financiar a graduação de estudantes matriculados em cursos superiores presenciais, não gratuitos e com avaliação positiva nos processos de avaliação conduzidos pelo ministério da educação.

O Fies, hoje operacionalizado pelo fundo nacional de desenvolvimento da educação (fnde), possui uma série de benefícios em relação ao creduc, como redução dos juros, alargamento do período de carência e período de amortização. Contudo, o Fies passou a operar em fluxo contínuo, permitindo novos pedidos de financiamento em qualquer período do ano.

Com a melhoria de incentivos e facilidades para obtenção de crédito educativo no país, estudantes brasileiros têm mais oportunidades de acesso à graduação em instituições privadas e públicas, contribuindo para a formação de um país mais desenvolvido e com uma população mais preparada para os desafios do futuro.

Regras e Inscrições FIES 2023

O programa fundo de financiamento estudantil, mais conhecido como Fies, está com as inscrições abertas para o ano de 2023. A novidade é que as inscrições serão totalmente online, tornando mais fácil o acesso para quem deseja obter um financiamento estudantil.

O Fies 2023 oferece duas modalidades de financiamento: Fies e p-fies, ambas possuem requisitos específicos, então é importante que o candidato fique atento às regras de cada uma delas para não perder a chance. Para se inscrever, o candidato precisa ter realizado a prova do Enem e, com a nota obtida, selecionar o curso desejado para obter o financiamento. 

Também é necessário ainda realizar a inscrição no portal do Fies 2023 e aguardar a análise das informações para a aprovação do financiamento. O Fies é uma oportunidade para quem deseja ingressar em uma instituição de ensino superior e pagar uma taxa mínima pelos estudos. Com a facilidade das inscrições online, os candidatos podem buscar uma formação acadêmica sem precisar sair de casa. 

Vale ressaltar que o programa é destinado a estudantes de baixa renda, que não possuem condições de arcar com as mensalidades das faculdades particulares. O financiamento estudantil (Fies) é um dos principais programas de incentivo à educação no país. Com mais de 90 mil estudantes alcançados em 2021, o Fies oferece a possibilidade de financiamento total ou parcial da mensalidade do curso para pessoas de baixa renda comprovada ou com melhores condições financeiras.

As regras básicas do Fies 2023 são simples: pessoas comprovadamente de baixa renda terão direito ao financiamento total da mensalidade do curso, enquanto pessoas com melhores condições financeiras poderão ter direito ao financiamento de forma parcial, ou seja, 50%.

Uma das grandes vantagens do Fies é que os juros do financiamento são de zero por cento. Porém, se você não se enquadra nas condições do Fies, ainda é possível participar do programa de financiamento estudantil (p-fies), que possui juros variáveis e está voltado a pessoas com renda familiar de até cinco salários mínimos.

Mas fique atento! Para ter acesso ao Fies, é preciso tirar no mínimo 450 pontos na prova do Enem, além de não zerar a redação. Se você está em busca de uma oportunidade para financiar seus estudos, não perca tempo e confira como participar do Fies. Acesse o portal.mec.gov.br e conheça todas as condições e requisitos necessários para se inscrever no programa. Invista em seu futuro e transforme sua vida através da educação.

Mec anuncia cronograma de inscrições para o fies 2023

O Ministério da Educação (MEC) divulgou as datas oficiais para as inscrições antecipadas do fundo de financiamento estudantil (Fies) referente ao ano de 2023/1. O processo acontecerá em fevereiro durante o carnaval.

Os estudantes que desejarem concorrer às vagas do Fies deverão se programar para efetuar as inscrições entre os dias 7 e 10 de março, já o resultado será divulgado no dia 14 do mesmo mês. É importante destacar que os candidatos que perderem o prazo de inscrição antecipada do Fies, do Sisu ou do Prouni, não poderão concorrer às vagas oferecidas pelos programas.

O Fies é uma possibilidade de financiamento para estudantes de ensino superior que não possuem condições financeiras para arcar com as mensalidades do curso. Para se candidatar, é necessário atender às condições de renda e outras regras básicas estabelecidas pelo programa. Para mais informações sobre o Fies, acesse o site oficial do programa.

Veja como cadastrar FIES 2023

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a abertura das inscrições para o fundo de financiamento estudantil (Fies) em 2023. o programa oferece a oportunidade de financiamento para estudantes que desejam ingressar em cursos de graduação em instituições de ensino superior particulares.

Os interessados devem acessar o site oficial do programa e preencher os campos de inscrição, como nome completo, CPF, data de nascimento e escolha do curso desejado. É importante lembrar que o site poderá congestionar durante os dias de inscrição, então os candidatos devem realizar o acesso o mais rápido possível para não perder a oportunidade. Desse modo, é recomendado conferir a conexão com a internet para evitar instabilidades na inscrição.

As vagas para o Fies são muito concorridas, por isso é importante fazer a inscrição de forma estratégica e com antecedência. O programa oferece condições facilitadas de pagamento e é uma ótima oportunidade para quem deseja investir em sua formação acadêmica.

Não perca a chance de participar do programa Fies 2023 e conquistar o seu futuro profissional. boa sorte! CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O PORTAL OFICIAL.

Leia mais: Vagas de Trabalho CIEE 2023 – Como se cadastrar