Isenção de taxa no ENEM 2024 – Como solicitar?

Os estudantes interessados em realizar o ENEM 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio) já podem solicitar a isenção, visto que a taxa para inscrição costuma ter um valor previsto de R$ 85.

As inscrições para o ENEM 2024 ainda não começaram e está previsto para se iniciar em junho. Mas o período para quem deseja a isenção de taxa de inscrição acontece entre 15 e 26 de abril.

O que é a isenção de taxa?

A isenção da taxa de inscrição do ENEM é uma maneira de garantir a gratuidade para quem deseja realizar a prova. Para isto, aqueles que pedem a isenção devem atender alguns requisitos listados pelo Ministério da Educação.

O pedido de isenção do ENEM 2020 tem o objetivo de garantir que os estudantes que não têm condições financeiras posam se inscrever sem precisar pagar a taxa de R$ 85.

Quem tem direito a isenção de taxa no ENEM 2024?

Os estudantes que têm direitos à isenção de taxa do ENEM 2024 devem cumprir alguns requisitos, listados a seguir:

  • Estar cursando o último ano do ensino médio em escola pública ou em instituição particular com bolsa de estudo integral (100%), desde que possuam renda familiar por pessoa de até 1 salário mínimo e meio.
  • Estão cursando o último ano do ensino médio em escola pública ou em instituição particular com bolsa de estudo integral (100%), desde que possuam renda familiar por pessoa de até 1 salário mínimo e meio;
  • Estudantes em vulnerabilidade socioeconômica inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
  • Estudantes participantes do Programa Pé-de-Meia, do Governo Federal.

De acordo com o Ministério da Educação, os estudantes devem possuir documentos que comprovem que se encaixa em um desses requisitos. E caso a solicitação da taxa de inscrição não seja aprovada, o estudante pode entrar com recursos para pedir uma nova avaliação, no prazo divulgado para isso.

Como solicitar a isenção?

Para fazer a solicitação da isenção do ENEM 2024, o estudante precisa acessar o site do Participante www.enem.inep.gov.br/participante/, com CPF, Data de nascimento, e-mail e número de telefone.

Depois que acessar, é necessário entrar no sistema preenchendo os dados pedidos e enviando os documentos exigidos no formato adequado (PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB).

Os estudantes que não compareceram em um ou nos dois dias de prova da edição anterior precisam justificar a ausência através de documentos válidos, como atestado médico. Caso contrário, os estudantes não poderão solicitar a isenção da taxa do ENEM 2024, podendo se inscrever somente pagando a taxa de inscrição.