Jovem Aprendiz Caixa: Como se inscrever?

Sendo um dos maiores bancos do Brasil, a Caixa Econômica Federal sabe da importância de ter na sua rede de funcionários trabalhadores competentes, além de novos talentos. Dessa forma, o banco já liberou vagas para o Jovem Aprendiz Caixa, para garantir que jovens possam conseguir o seu primeiro emprego.

Desde a sua criação, no ano 2000, o programa Jovem Aprendiz proporcionou milhares de vagas de emprego para jovens em todo o Brasil. Neste sentido, o programa permite que pessoas entre 14 a 24 consigam sua primeira oportunidade de emprego, além de capacitação profissional.

Dessa forma, uma das primeiras empresas a aderir ao programa foi a Caixa. Inclusive, o banco possui seus próprios requisitos para contratação de aprendizes, diferente de outras empresas que aderem ao Jovem Aprendiz. Por isso, confira abaixo quais os benefícios do Jovem Aprendiz Caixa e como se inscrever!

O que é Jovem Aprendiz?

Também chamado de Aprendiz Legal, ou Menor Aprendiz, o Jovem Aprendiz é uma iniciativa do Governo Federal, que determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens entre 14 a 24 anos na função de aprendizes. Para garantir o sucesso do programa, o governo determina que todas as empresas tenham, no mínimo, 5% da sua malha de funcionários como aprendizes. 

Na prática, a missão do Jovem Aprendiz é oferecer inclusão social para jovens através do primeiro emprego. Para isso, ele visa o desenvolvimento de competências práticas e teóricas, como cursos profissionalizantes, para ajudar os jovens no mercado de trabalho. 

Além disso, o programa determina que os aprendizes permaneçam matriculados e frequentando a escola, para conseguir manter a frequência desses jovens no sistema educacional. Por outro lado, o programa também facilita que os jovens brasileiros tenham contato com o mundo empresarial e outros segmentos.

Vale citar que os benefícios do Jovem Aprendiz não se limitam aos jovens, pois as empresas também contam com vantagens. Na prática, além dos benefícios fiscais, elas possibilitam divulgar sua cultura organizacional, além de oferecerem oportunidades de mostrar que estão comprometidas com a profissionalização de jovens, sobretudo os de baixa renda. 

Quais os critérios para ser um Jovem Aprendiz?

Confirme a Lei da Aprendizagem, existem alguns critérios para ser um Jovem Aprendiz, sendo eles:

  • Ter entre 14 e 24 anos;
  • Estar matriculado e frequentando a escola;
  • Em caso de concluinte do Ensino Médio, apresentar o seu Certificado;
  • Ter boa frequência escolar;
  • Ter um bom currículo escolar.

Além disso, vale citar que Pessoas com Deficiência (PCD) estão isentas do limite de idade para integrar o Jovem Aprendiz.

Por outro lado, além desses critérios, as empresas também podem definir seus próprios requisitos para contratar aprendizes. 

Jovem Aprendiz Caixa

Sendo um dos maiores bancos do Brasil, a Caixa Econômica Federal facilmente se interessou pelo Jovem Aprendiz, especialmente devido à oportunidade de divulgar sua cultura empresarial, enquanto contribui para a socialização de muitos jovens.

Neste sentido, o Jovem Aprendiz Caixa é um excelente projeto para auxiliar jovens a conseguirem suas primeiras oportunidades profissionais. Além disso, a Caixa também visa desenvolver profissionalmente esses jovens, para conseguirem uma promoção no banco, ou experiência suficiente para trabalhar facilmente no setor. 

Quais são as funções do Jovem Aprendiz Caixa?

Sendo uma excelente oportunidade de primeiro emprego, a Caixa determinou algumas atividades básicas para seus aprendizes, tais como:

  • Organizar filas;
  • Organizar o atendimento;
  • Orientar clientes em relação aos serviços realizados pela Caixa;
  • Organizar notas e documentos;
  • Realizar a distribuição de senhas;
  • Ajudar outros funcionários da Caixa em suas atividades;
  • Realizar cadastros em sistemas virtuais.

Além disso, dependendo da função, o aprendiz pode realizar outras atividades, especialmente para eventuais promoções.

Quais são as regras do Jovem Aprendiz Caixa?

A princípio, vale ressaltar que a Caixa segue as normas da Lei da Aprendizagem para o seu programa de Jovem Aprendiz. No entanto, a Caixa possui seus próprios critérios em relação à idade. Sendo assim, confira os requisitos para participar do Jovem Aprendiz Caixa:

  • Ter entre 15 e 17 anos completos;
  • Estar matriculado e frequentando a escola;
  • Ter renda familiar de até 50% do salário mínimo;
  • Ter bom histórico escolar.

Dessa forma, caso você esteja dentro dos critérios estabelecidos, já é possível ser um aprendiz da Caixa.

Quais são os benefícios do Jovem Aprendiz Caixa?

Segundo a Lei da Aprendizagem, o Jovem Aprendiz possui os mesmos direitos do trabalhador amparado pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Em relação ao Jovem Aprendiz Caixa, o banco oferece os seguintes benefícios:

  • Auxílio-alimentação;
  • Vale-transporte;
  • Férias remuneradas;
  • FGTS.

Em relação ao salário, o valor é calculado conforme as hora de trabalho do aprendiz. Além disso, dependendo da função do aprendiz, ele também poderá contar com outros benefícios, como comissão, por exemplo. 

Como se cadastrar no Jovem Aprendiz?

A princípio, vale ressaltar que a melhor maneira de se inscrever no Jovem Aprendiz da Caixa é através do Portal de Entidades Parceiras da Caixa. Para isso, basta entrar no site oficial e selecionar o Estado onde reside. Em seguida, você terá acesso a uma lista de entidades parceiras do Estado.

Dessa forma, pesquisa a vaga selecionada e preenche os dados necessários para a inscrição. Dependendo do estado onde você reside, é possível enviar o currículo online. Em outros, é necessário comparecer a uma unidade da Caixa para envio do currículo. 

Por outro lado, vale citar que a Caixa possui critérios diferentes para o Jovem Aprendiz, e um deles é sobre a seleção. Isso porque, diferente das outras empresas, a Caixa disponibiliza mais 3 portais para se inscrever no Jovem Aprendiz da empresa.

Sendo assim, você pode acessar o site da RASC, RENAPSI e o CIEE. Neste caso, basta acessar o portal oficial e realizar um pequeno cadastro. Em seguida, confira as vagas em aberto e envie o seu currículo. Em alguns casos, é possível que não haja vagas de imediato, mas, o portal escolhido te informará quanto houver oportunidades abertas.

Por fim, você também pode se inscrever no site da própria Caixa, através da aba “Trabalhe Conosco”. Independentemente do meio escolhido, o banco fará contato via e-mail ou celular e, por isso, é necessário sempre informar dados corretos e atualizados.