SISU 2023 – Como se inscrever

Apesar da divulgação antecipada dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, as datas para a seleção das faculdades no primeiro semestre permanecem inalteradas. É necessário que os candidatos tenham realizado o Enem deste ano e não obtido nota zero na redação.

As inscrições para o primeiro semestre de 2023 no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para as instituições públicas de ensino superior, estarão abertas entre 16 e 24 de fevereiro, como previsto no edital publicado.

A princípio, não houve alteração nos dias previstos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, conforme confirmado pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado foi antecipado para esta quinta-feira (9). O Ministério afirmou que todos os processos de seleção (Sisu, Prouni e Fies) respeitarão as datas já estabelecidas.

Para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2022, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deste ano e não ter zerado na redação. Os interessados precisam acessar o site https://acessounico.mec.gov.br/sisu e fazer a sua inscrição.

Como funciona a inscrição no Sisu:

O candidato deve selecionar duas opções de curso e observar com atenção as vagas disponíveis por curso e modalidade, bem como as regras do processo seletivo das universidades (incluindo notas mínimas exigidas ou cotas sociais). 

É possível pesquisar tais informações pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso. Ao clicar no curso, serão exibidos detalhes adicionais e as modalidades disponíveis. Atenção especial deve ser dada às notas de corte parciais divulgadas diariamente durante o período de inscrição, pois elas são influenciadas pelo número de interessados, notas dos candidatos e quantidade de vagas. 

Se a classificação parcial mostrar que há pouca chance de conseguir a vaga, é recomendado alterar a escolha do curso. Por último, lembre-se que nas últimas horas, as últimas duas opções salvas são aquelas que contam para a seleção final.

Resultados

A lista dos aprovados na chamada regular será divulgada em 28 de fevereiro de 2023. Para ser aprovado no curso, o aluno deve obter nota suficiente na 1ª opção e, para os casos em que essa nota não for alta o bastante, a segunda opção pode ser considerada.

Para qualificar para a matrícula, os candidatos devem obter índices suficientes nas duas opções de curso selecionadas. Após o cumprimento deste requisito, será permitida a matrícula apenas na opção que foi colocada como prioridade. Aqueles que não conseguirem uma vaga na chamada regular podem manifestar interesse em participar da lista de espera dos cursos desejados entre os dias 28 de fevereiro e 8 de março.

Cronograma do Sisu

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas entre os dias 16 e 24 de fevereiro. Os resultados serão divulgados no dia 28 do mesmo mês. O critério de avaliação utilizado será a pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio de 2022.

SISU

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema eletrônico gerido pelo Ministério da Educação (MEC) que reúne ofertas de vagas para instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil, sendo a maioria dessas vagas disponibilizadas por universidades e institutos federais. 

A seleção dos candidatos é realizada com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, de acordo com as escolhas dos inscritos e dentro do limite das vagas oferecidas por curso e modalidade de concorrência, os candidatos são classificados de acordo com sua ordem de maior pontuação nas duas edições anuais do Sisu.

O acesso à inscrição no Sisu é totalmente gratuito e feito exclusivamente pela internet. O usuário deverá fazer login com as informações do seu cadastro na página gov.br para acessar o sistema de inscrição. Caso não possua um cadastro, é possível criar uma conta para realizar o procedimento. 

Ao se logar, as notas obtidas na edição do Enem válida serão recuperadas automaticamente. Ao realizar a inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de curso dentre aquelas ofertadas no processo seletivo do Sisu. É permitido alterar as opções durante todo o período de inscrições, sendo que a última registrada será considerada como válida.

O Sisu oferece duas opções de curso, e quem não for selecionado pode disputar uma vaga por meio da lista de espera. Para isso, é necessário estar atento aos prazos. Além disso, as vagas são distribuídas conforme Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e políticas afirmativas das instituições de ensino superior. Estas podem incluir vagas reservadas ou aplicação de bônus na nota do candidato que atenda o perfil indicado.

De acordo com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), última edição antes do processo seletivo do Sisu, todos os estudantes participantes obtiveram notas maiores que zero na prova de redação e não declararam estar em condições de treinamento na inscrição.

Estudantes que desejam concorrer a uma das vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) precisam confirmar seus dados no portal do acesso.gov.br. Após isso, eles podem iniciar sua inscrição para o processo seletivo, no qual poderão escolher até duas opções de curso. O sistema oferece funcionalidades que permitem acompanhar todo o processo de inscrição.