Inscrição Curso Técnicos de Enfermagem

As inscrições em cursos técnicos de enfermagem geralmente são abertas no meio e no final do ano. Isso porque os cursos encerram e iniciam turmas nesse período. Em todos os locais que ofertam esses cursos para selecionar o estudante é aplicada uma prova para avaliar o seu conhecimento mínimo. Por isso, se pensar em prestar vestibular em cursos técnicos comece a estudar.

Inscrição Curso Técnicos de Enfermagem. Os cursos gratuitos do Senac são diferenciados. Vale muito a pena entender que o processo de seleção é a primeira etapa para que você consiga fazer parte de um curso tão importante como esse (Foto: Divulgação)

Inscrição Curso Técnicos de Enfermagem

Como cada local tem uma data de inscrição o que recomendamos é escolher o local que vai estudar. Depois que optar pelo espaço de ensino você entra em contato para entender como fazer a inscrição e qual é o período de processo de seleção. Depois disso é só participar da prova e torcer para ingressar e dar andamento no seu sonho.

O que exatamente uma enfermeira faz? Sua resposta provavelmente depende das experiências que você teve no passado. A maioria das pessoas pensa que uma enfermeira é alguém que dá um tiro no consultório do médico – ou simplesmente é assistente de um médico. Além disso, imagens de enfermeiras na mídia também mostram um quadro diferente de quem realmente é uma enfermeira.
No entanto, um enfermeiro desempenha várias funções, muitas vezes ao mesmo tempo, dependendo das necessidades do paciente. Com todas as mudanças na saúde nas últimas décadas, esse papel se expandiu ainda mais (Foto: Divulgação)

Conheça algumas escolas que oferecem cursos de enfermagem

São muitos os locais para você fazer um curso de enfermagem aqui no Brasil. Alguns são até de graça ou com bolsa de estudos para alguns estudantes. Confira a seguir alguns locais que você pode conhecer o curso de enfermagem antes de decidir aonde quer estudar esse ofício:

Anhanguera Educacional – https://www.estudenaanhanguera.com/

Sequencial – http://www.sequencialctp.com.br/cursos/det/4

Cruz Vermelha Brasileira – http://www.cvbsp.org.br/media/escola_ctecnico.php

Etec – https://www.vestibulinhoetec.com.br/unidades-cursos/curso.asp?c=208

Colégio 24 de Março – http://www.colegio24.com.br/enfermagem-aux

Escola Adventista Liberdade – http://www.liberdade.ea.org.br/curso-de-enfermagem/

Senac – Muitas unidades do Senac oferecem esse curso. Pesquise a unidade mais perto de você.

Como cuidadora, a enfermeira presta cuidados práticos aos pacientes em uma variedade de ambientes. Isso inclui necessidades físicas, que podem variar desde o cuidado total (fazer tudo por alguém) até ajudar um paciente com prevenção de doenças. A enfermeira mantém a dignidade de um paciente, proporcionando cuidados especializados e capacitados.
Além disso, os enfermeiros cuidam de forma holística para um paciente. O cuidado holístico enfatiza que toda a pessoa é maior que a soma de suas partes. Isso significa que os enfermeiros também atendem às necessidades psicossociais, de desenvolvimento, culturais e espirituais (Foto: Divulgação)

O que você precisa saber sobre enfermagem

O curso de enfermagem é um dos mais buscados na área da saúde. Isso porque esse segmento tem muito campo de atuação. A pessoa que forma em enfermagem não pode pensar somente no dinheiro, pois tem que ter amor pela profissão. Gostar de cuidar das pessoas e não ter nojo do paciente é essencial. Quem faz um curso de enfermagem tem um vasto campo de atuação a seguir, pode inclusive lecionar nesse segmento.

Se você quer atuar como médico e não tem como pagar pelo curso, pode ver como porta de entrada a enfermagem. Isso porque vai conseguir ver como funciona esse segmento, além de atingir em pouco tempo uma boa remuneração. Testando a área pode sentir se é isso mesmo que deseja fazer para o resto da sua vida e se não for pode desistir enquanto há tempo para que isso aconteça.

A enfermeira ou enfermeiro trabalha muito em equipe. Quem não gosta de depender de um grupo de pessoas para a execução do trabalho terá dificuldade em se adaptar a esse segmento. As pessoas precisam entender que a área da enfermagem é um trabalho cansativo e braçal. É claro que é um campo com vagas abertas sempre.

A pessoa formada em enfermagem dificilmente ficará sem trabalho. Isso porque o campo de atuação é vasto. Sendo formada no curso técnico de enfermagem a pessoa pode atuar como enfermeira em hospitais públicos e privados. O segmento da educação também é uma opção. Palestras em empresas na área da saúde, palestras com medicina preventiva, tudo isso pode ser feito pela pessoa com formação em enfermagem. No entanto, o que vale mesmo é ter amor pela profissão antes de engrenar nessa jornada.

A enfermagem é uma área direcionada para pessoas que gostam do cuidado com o paciente. Muitas pessoas que estão acostumadas a cuidar de familiares veem na enfermagem uma oportunidade de ganhar a vida. Depois de anos nesses cuidados sem remuneração de familiares na área da enfermagem você pode até pensar nos cuidados com pessoas que nunca viu por amor ao ser humano. No entanto, a jornada de trabalho é cansativa. Muitas noites sem dormir, alimentação feita as pressas e até momentos longe da família.

A maioria dos enfermeiros do Brasil hoje atuam pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse caso o valor da remuneração varia muito, mas geralmente começa com R$ 1.500,00 e vai aumentando de acordo com os horários trabalhados. O valor salarial vai aumentando podendo chegar a R$ 5.000,00 dependendo do seu cargo e carga-horário. Cargos de chefia tendem, a receber muito mais. Isso porque a pessoa terá a responsabilidade de coordenar pessoas e ainda cuidar dos pacientes.

Quem entra no serviço de enfermeira única e exclusivamente pelo dinheiro acaba abandonando. A rotina não é nada simples e é necessário saber disso antes de entrar nessa jornada. Ser enfermeira vai muito além de conquistar um salário mensal. A pessoa que vive disso precisa entender que a rotina é pesada e até perigosa. Isso porque a pessoa estará exposta a coisas que jamais pensou que estaria.

Nos hospitais o contato com pessoas doentes te expõe a vírus e bactérias. Além disso, você vai ver quase que diariamente pessoas passando muito mal, com fraturas muitas vezes expostas e a beira da morte. Muitos familiares perambulando pelos corredores em busca de respostas e nem sempre você poderá ajudar. Antes de escolher essa profissão entenda que ela é muito gratificante, mas como qualquer outra profissão tem o seu ônus.