Satélite ao Vivo – Como ver imagens de satélite

Você já teve curiosidade de ver como é a Terra em tempo real? Ao acompanhar um satélite ao vivo, é possível ter uma boa ideia.

As imagens são transmitidas quase em tempo real e você pode escolher câmeras para visualizar em diversas partes do mundo. E a melhor parte, os recursos disponíveis são gratuitos e fáceis de utilizar.

Continue lendo para saber quais são as melhores opções e como assistir um satélite ao vivo.

imagem-de-satelite

Satélite ao Vivo: Google Maps

O aplicativo do Google Maps (disponível para Android e iOS) pode ser iniciado diretamente com imagens de satélite. Utilizar a função permite que o usuário navegue em tempo real com imagens do local, em vez dos tradicionais mapas disponíveis do aplicativo.

E não se preocupe, a ativação é bem simples e precisa ser feita apenas uma vez no smartphone. Confira, neste tutorial, o passo a passo de como abrir o Google Maps no modo satélite.

  • Passo 1. Abra o Google Maps e, na tela inicial, toque sobre o botão para abrir o menu.
  • Passo 2. Escolha a opção “Configurações”.
  • Passo 3. Procure pela opção “Iniciar o Maps na visualização de satélite”.
  • Passo 4. Volte à tela inicial e observe que o Maps usará as imagens reais fotografadas via satélite.

Pronto! Agora você já sabe como iniciar o Google Maps no modo satélite ao vivo para ver o que está acontecendo em tempo real. Caso a função não esteja disponível para você, verifique a atualização do seu app ou aguarde. Mas atenção: lembre-se que usar o aplicativo neste modo pode consumir mais franquia de dados da sua Internet 4G.

Satélite ao Vivo: Google Earth

Outra opção é o Google Earth que possui diversos recursos para melhorar ainda mais a experiência do usuário, sempre passando por reboot que trazem novidades de navegação. Uma das suas utilidades permite ver vídeos ao vivo de determinados lugares do mundo.

Como isso acontece? O Google comprou satélites que permitem focalizar e selecionar regiões em tempo real no Google Earth. Em alguns casos, é possível o controlar a câmera através de um simples clique do mouse tornando a exploração espacial doméstica uma realidade em nossas vidas.

Para ativar a funcionalidade “ao vivo” do Google Earth é bem simples, após instalar o software execute o programa. Clique no menu “visualizar”, escolha a opção “imagens ao vivo” e pronto. Agora é só aproximar o zoom da sua casa.

Ficou com vontade de conferir, então basta clicar neste link utilizando o Chrome para ser redirecionado para a página em questão, onde é possível selecionar qual das câmeras pretende visualizar.

Satélite ao Vivo: EarthCam

Por fim, mais uma ótima opção para acompanhar imagens em tempo real é o EarthCam.

É possível baixar o aplicativo ou acessar o site, com as duas você consegue ter acesso à várias câmeras ao vivo espalhadas pelo mundo.

Entre os pontos positivos que podem ser destacados, o Earthcam é gratuito e não pesa muito no celular.O satélite  registra e transmite, em tempo real, o que acontece nas principais cidades do mundo, como Las Vegas, NY, Paris, Londres, Istambul e até são Paulo e Rio de Janeiro, são algumas opções que estão lá para quem quiser dar uma olhada no tempo, no trânsito ou na circulação de pessoas.

A Earthcam, empresa responsável pelos vídeos, presta serviços a empresas e agências governamentais do mundo todo, enquanto você acompanha o que está acontecendo em grandes cidades. Não é sempre que podemos conferir o cruzamento da Abbey Road, famosa via atravessada pelos Beatles, à espera de algum turista em busca de uma foto similar à dos ídolos.

Como é gerada a imagem de satélite?

Entenda que as imagens são obtidas de forma sensorialmente remota, ou seja, um registro realizado por sensores distantes. A aplicação das técnicas de captação só é possível através do satélite artificial, um objeto construído pelo homem para ficar no espaço, seja ao redor da Terra ou de outro corpo celeste. Em outras palavras, trata-se de uma fotografia registrada por uma máquina que fica no espaço.

Antigamente, os satélites funcionavam por meio de máquinas fotográficas analógicas. Assim, as imagens só podiam ser reveladas quando os equipamentos caiam na Terra. Atualmente, a tecnologia se revela muito mais modernas, já que as imagens via satélite ao vivo são captadas através de máquinas digitais, que transmitem os arquivos através de sinais eletromagnéticos.

Qual é a sua opção preferida? Teste todas para dar uma espiada nos locais que mais te interessam no mundo.